domingo, 22 de março de 2009

Pamir!!! - Editado

Pamir - Pais Miranda - António João Pais Miranda

Hoje arrepiei-me todo. No final do Festival de Curtas-Metragens do Agrupamento 0604, e enquanto se esperava a decisão do júri, foi passada uma homenagem ao homem que dá titulo a este post.
Tinha eu 12 anos quando comecei a ser ensaiado por ele e entrei de rompante nestas coisas do teatro de revista. Fechado no carro ele lia vezes sem conta os dois monólogos que tinha escrito de propósito para mim, o filho dos senhores que tinham o café onde ele ia jogar bilhar. Sei que foi a pedido da minha mãe que ele o fez. Ela sempre teve este dom??? de se preocupar e pedir coisas para os dela sem "pedir autorização". Desta vez estás perdoada mãe.
Lembro-me da minha estreia em palco. Na festa de natal da associação de Moreira. Os nervos, o orgulho que sentia por fazer parte daquele pequeno mundo onde só poucos eleitos Canenses tinham lugar.
Lembro-me da preocupação da Leta, do "à vontade" do Zé Tó e da força que o Zé Artur e o Filipe, juntamente com a confiança do António João, depositavam em mim.
E a partir daí, com altos e baixos, não mais parei. Já lá vão 24 anos. 24 anos a fazer rir, a divertir, mas principalmente a divertir-me.
Muitos km corridos, muita gargalhada roubada, muitas amizades reforçadas.
Hoje senti uma lágrima a querer acompanhar o arrepio que tomou conta do meu corpo quando este vídeo, que está mais abaixo, passou no ecrã da Casa do Pessoal.
Nos ensaios para a actuação de hoje, tinha por mais de uma vez apontado para a foto enorme que temos no teatro e dito sempre, "o António João qualquer dia vem cá baixo e manda-nos uma malha a todos". E é mesmo isto que se passa naquele teatro. A presença dele é constante. Sentimo-lo em cada ensaio, em cada gargalhada, em cada engano, em cada branca, em cada saída, em cada actuação. Ele está lá, a acompanhar-nos nesta luta que travamos para que a arte não morra nesta terra cada vez mais morta.
Hoje queria ter estado sozinho aquando da primeira vez que vi o filme de homenagem. queria poder ter chorado. Queria poder ter-lhe agradecido em voz alta todos os valores que ele me incutiu.
Tenho a mais firme certeza de que ele, conjuntamente com todos os "adultos" que encontrei aos meus 12 anos no teatro, fizeram de mim um Homem um pouco melhor.
E porque não lhe posso agradecer pessoalmente, aqui fica a minha homenagem. Sim, porque está um pouco de mim neste vídeo.
E antes que seja tarde:
Obrigado Leta.
Obrigado Zé Artur.
Obrigado Filipe Show.
Obrigado Dores.
Obrigado Zé Tó
Obrigado AMEF (O Mar - Miguel Torga)
Obrigado a todos....




Cumprimentos

Beco Escuro

10 comentários:

André jesus disse...

No festival, quando esta apresentação terminou disse aos meus colegas que ia votar nesta! Foi sem dúvida o momento que mais me fez ficar sério e pensativo. Fiquei algo sentido por dentro.

Abraço.

Farpas disse...

@André: que não seja por isso! Podes sempre vir cá a casa dar-me a câmara! LOLOL!! ;)

Beco Escuro disse...

André,
Sim,
Foi um excelente momento...

Farpas,
Bem, tu tentaste... lool

miau disse...

É um GRANDE Senhor...
Ainda presente na gentes!

Beco Escuro disse...

Miau,
Ainda não, Sempre presente...

Granito disse...

Engraçado, as ultimas recordações que tenho deste GRANDE SENHOR, são como as da foto deste post.
Sempre sorridente e com um espírito Jovem.

Beco Escuro disse...

Granito;
Sim, com aquele humor que só ele conseguia ter e transparecer...
Mas infelizmente não é bem essa a última imagem que tenho dele...

André jesus disse...

lol!!! :D

Granito disse...

@Beco Escuro

Acompanhei o GRANDE ANTÓNIO JOÃO PAIS MIRANDA ao Hospital algumas vezes mas, a imagem que fica é sempre a mesma! Aquele ar de "troça" !

Grande António João.

Beco Escuro disse...

Granito,
Aquele ar de troça que tão bem o caracterizava...
Lembro-me de ele falar na procissão das velas, ao referir-se a todos os doentes que deambulavam pelos corredores do hospital agarrados ao suporte das garrafas de soro...

Tenho saudades dele...