segunda-feira, 25 de maio de 2009

Bérito!!!

O Bérito vai arrumar as botas, e como eu me estou a bater à festa de despedida dele, tenho de escrever um texto. Claro está que muito provavelmente ele nunca lerá este post visto a única pessoa que lho poderia aconselhar há muito que não põe os olhos aqui no beco.(sim anónima das letras maiúsculas:O)))
Para quem não sabe, o Bérito (cujo verdadeiro nome é feio demais para escrever aqui:o)) é um dos, para mim, mais recentes emblemáticos do Desportivo de Canas.
Santos (não, mister junior, não me estou a referir a ti) da casa não fazem milagres, dizem. E embora de Canas haja muitos jogadores que mereçam menção (quando arrumares as botas também capitão, dedico-te dois posts). Dizia eu que.... já nem sei...adiante...
O que é certo é que a chegada do Bérito ao Desportivo coincidiu com os tempos em que alguns jogadores eram visita frequente da casa de determinado presidente onde eu ia também.
Criou-se então uma ligação maior, que ainda perdura, pelo menos da minha parte, e me põe um sorriso nos lábios quando me cruzo com ele em Viseu (sempre a passear de carrinha e auricular na orelha - causa provável para a barriga que teima em tomar conta dele).
Lembro-me de uma ou duas situações em que vibrei com ele.
Lembro-me de um Canas-Santar, em que eu estava a fazer o som no Complexo e onde o Santar equipou (em pleno auge da luta pela restauração do concelho de Canas) com as cores concelhias e não com o verde e branco que lhe era habitual.
Lembro-me que aquilo mexeu comigo. Na altura ainda sentia esta luta como minha também.
Lembro-me que ganhámos. Com um ou dois golos do Bérito, um já ao cair do pano.
Lembro-me que gritei ao microfone até não poder mais enquanto ele corria para a bancada para dedicar o golo à esposa (grávida???).
Lembro-me de perguntar a razão da alcunha de determinada rapariga canense, na altura com uns 13 anos e de (não sei se a gozar - penso que não) me dizerem que era por causa do jogador novo que estava no Canas.
Lembro-me de numa actividade de escuteiros em Carvalhais ter sentido orgulho por ser (sinto eu) amigo do jogador que eles lá tinham e de quem só falavam bem.
Lembro-me do pedido de sumo de maçã com duas pedras de gelo à sexta à noite depois do treino no bar, para toda a gente pensar que era scotch:o).

E por me lembrar disto tudo e mais e mais, vou estar no complexo a vê-lo chorar.
Sim, porque já o vi a rir, irritado, bebido, a cantar (ou descantar, sei lá)....
Falta isso. Chorar.
Porque os homens também choram e é isso que o Bérito é...
Um Homem.... um grande Homem!!!

Aquele abraço.


Cumprimentos

Beco Escuro

16 comentários:

Hugo Rodrigues disse...

"Grande" Bérito!!!
Também estive presente nesse tal jogo Canas- Santar, lembro-me também que o Bérito sente a sua camisola como nós canenses, nesse jogo existe um episódio expecial que ele protagonizou depois de marcar o golo (ele foi à bancada onde estavam os adeptos do Santar fazer um Pirete, lol).
Isto só demonstra o seu amor pelo emblema cravado junto ao lado do coração!!

Beco Escuro disse...

Hugo Rodrigues;
Obrigado pelo contributo...

®efeneto disse...

Adelino Esteves é feio? Olha se fosse Hipaminondas Pancrácio!! [risos)
Só este ano é que lidei com a equipa sénior do Canas mais a sério, a minha função é mais camadas jovens. Por esse motivo não conheço o Bérito á muito tempo pessoalmente. Isto não invalida que o pouco tempo que convivemos não seja o suficiente para “ler” o homem que ele é tanto no capítulo humano como desportivo. E depois de ler os comentários no blogue do Futebol Viseu, no CP, aqui, por tudo quanto é café, etc. etc. Fico com a convicção que não me enganei em relação á personalidade forte dele. Sei que ele vai ficar ligado ao futebol e por minha parte farei tudo para que fique ligado ao “Desportivo”. A ver vamos. Dia 30 lá estaremos.
Saudações amigo “Beco”

André jesus disse...

Bom post. Boa mensagem. Vou tentar aparecer por lá dia 30 de Maio.

Um jogador é sempre esquecido, mas os bons jogadores nunca deixam de jogar futebol. Penso que o Bérito vai estar sempre presente em campo. Abraço e força!

SÓNIA_SIMÃO disse...

CARO BECO;
FIQUE SABENDO QUE A EX ANONIMA DAS LETRAS MAIUSCULAS,AQUI PASSA DIARIAMENTE, EMBORA COMO LHE DISSE NÃO TENHO COMENTADO BLOGUES....ESTE É EXCEPÇÃO!
NÃO POSSO DEIXAR DE COMENTAR ESTE POST,E ACREDITE QUE VOU RECOMENDAR A SUA LEITURA AO BÉRI!
EXCELENTE POST!E CLARO QUE MERECIDA HOMENAGEM.DIA 30 LÁ ESTAREMOS!

inês disse...

nao te preocupes k eu fico cá LOOOL
e nao, a alcunha nao é por causa disso pk eu nem sabia kem era a pessoa na altura. está aki desmentida a suspeita :)

ele vai mas eu fico a representar.. nao sei é jogar à bola lolol

ass: beri eheheh

Beco Escuro disse...

efeneto;
obrigado pelas palavras. E sim, é um nome feio....

André jesus;
Até dia 30 então;o)

SÓNIA SIMÃO;
As saudades que eu tinha de te ter por aqui...
Eu sei que me continuas a ler, estava a meter-me contigo...
Ah! E gosto quando me tratas por você...

inês (beri),
Continuo a achar, até prova (que não a tua palavra) em contrário, que a tua alcunha tem algo a ver com ele... lool

José Dionel disse...

Olá Beco!! Olha acho que te vi no Sabado em V.M vestido de GNR!! Ficava-te muito bem o fato! :P

P.s: Muito boa a tua actuação! ;)

Abraço

Beco Escuro disse...

José Dionel;
Será que viste???...
E continuo sem saber quem és pá...
Abraço....

Cingab disse...

o berito tem um grande defeito... è do sporting... Obrigado

Beco Escuro disse...

Cingab;
Pois, ninguém é perfeito...
Lol

José Dionel disse...

Beco... Tu tiveste um metro de mim a fumar! MAs eu não tinha bem a certeza que eras tu! :/ Senão tinha-te cumprimentado! ;)

Abraço

Beco Escuro disse...

José Dionel;
Pois, e olha que nesta vida vale mais não arriscar...
Já me queimei muito por ter arriscado...
E não foi com o cigarro...

Para a próxima diz qualquer coisa, agora q já sabes quem eu sou...

Ah! E se tivesses ido ao concerto já o saberias há muito...

José Dionel disse...

Ohpa, tou mesmo arrependido de não ter mesmo ido! :|

_Não te preocupes que agr quando te vir eu grito por ti! :D

Abraço

Beco Escuro disse...

José Dionel;
É, o arrependimento por algo que não fizemos ou deixamos por fazer é uma merda...
Sim, grita:o)

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,