segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Capacete

Se eu for de mota e cair, ou tiver um acidente, e não levar capacete só eu sofro as consequencias disso, certo?
Então porque é que a lei me obriga a usá-lo?
Porque não poderei ser eu a decidir se quero ou não correr esse risco?
Está em causa somente a minha vida, não?

Cumprimentos

Beco

7 comentários:

Farpas disse...

Realmente há coisas incompreensíveis! É como o tabaco, se o tabaco mata e está comprovado que o faz não só a quem fuma como também a quem convive com fumadores, porque é que raio não proíbem o consumo de tabaco... isto realmente há coisas...

Anónimo disse...

Atenção!...
Não é assim tão linear como à primeira vista parece...

Farpas disse...

Tens razão sancademironhes... se calhar não se pode fazer assim estas associações com tanta leveza... ;)

Farpas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PortugaSuave disse...

Beco
A sociedade, através do estado, tende a proteger os seus cidadãos. Actos irresponsáveis ou irreflectidos que possam prejudicar a própria pessoa ou terceiros são enquadrados neste princípio. Atentar por negligência contra a sua própria pessoa, embora não seja um crime à luz do direito, deve ser interpretado como um acto irracional, logo legitimamente lamentável. Encaixam neste raciocínio todas as leis que protegem os cidadãos através da prevenção e da recomendação, mesmo na base da obrigação e da punição. Poder-lhe-ia enumerar uma quantidade de regras obrigatórias que provavelmente não contestaria, como sejam os capacetes protectores nas obras, o cinto de segurança, etc. etc. No caso concreto, como a imaturidade não é boa conselheira, acho muito bem que o "estado" obrigue os meus filhos a andar de capacete. É uma afirmação muito egoísta achar que só você é que sofre as consequências da sua irreflexão.
Cumprimentos

Beco Escuro disse...

Ainda bem que chegou onde eu queria.
Obrigado Portuga.
Um abraço

Cumprimentos

Beco

Farpas disse...

Acho que ninguém duvidou onde é que tu querias chegar, mas simplesmente há coisas que não podem ser comparadas... caso contrário os fumadores seriam perseguídos pela lei... é como te digo, caso a caso... a não ser claro que concordes que devia ser proibido fumar, nesse caso dou-te toda a razão no ponto de vista que estás a tentar mostrar!